O que são os Protocolos e Numero de Portas TCP e UDP na Prática - www.professorramos.com

O que são os Protocolos e Numero de Portas TCP e UDP na Prática –


Ao conectar na Internet, seu micro recebe um único endereço IP válido. Apesar disso, mantemos vários programas ou serviços abertos simultaneamente. Em um desktop é normal ter um programa de e-mail, um cliente de FTP ou SSH, o navegador, um cliente de ICQ ou MSN, dois ou três downloads via bittorrent e vários outros programas que enviam e recebem informações, enquanto um único servidor pode manter ativos servidores web, FTP, SSH, DNS, LDAP e muitos outros serviços, atendendo a centenas de clientes simultaneamente.

Se temos apenas um endereço IP, como todos estes serviços podem funcionar ao mesmo tempo sem entrar em conflito?

Imagine que as duas partes do endereço IP (a parte referente à rede e a parte referente ao host) correspondem ao CEP da rua e ao número do prédio. Um carteiro só precisa destas duas informações para entregar uma carta. Mas, dentro do prédio moram várias pessoas. O CEP e número do prédio só vão fazer a carta chegar até a portaria. Daí em diante é preciso saber o número do apartamento. É aqui que entram as famosas portas TCP.

Existem 65.536 portas TCP, numeradas de 0 a 65535. Cada porta pode ser usada por um programa ou serviço diferente, de forma que em teoria poderíamos ter até 65536 serviços diferentes ativos simultaneamente em um mesmo servidor, com um único endereço IP válido. O endereço IP contém o CEP da rua e o número do prédio, enquanto a porta TCP determina a que sala dentro do prédio a carta se destina.

Nesta Aula mostro a teoria e também algumas práticas para demonstrar o funcionamento do Protocolo IP e os números das Portas.

LINKS:

Leandro Ramos – 2013 –

36 thoughts on “O que são os Protocolos e Numero de Portas TCP e UDP na Prática –

  1. quero saber como é feitas as portas, desde da parte fisica , placa de rede, modem , até os impulsos do circuito pra formar uma porta.

  2. Vídeo a 7 anos, pelo jeito era muito limitado o uso de HTTPS, usado só pra casos específicos, hoje é raro achar páginas HTTP.

  3. Muito boa a aula professor , porém oque fazer quando estamos dentro de uma CGNAT e as portas estão bloqueadas direto no ISP do Provedor ?

  4. Caso eu queira fechar a conexão de portas ouvindo. Qual comando utilizar? Uso muito o Get-NetTCPConnection do Powershell.

  5. Parabéns pelo trabalho! Aula de excelência. Dificilmente encontramos uma didática boa na área de TI. Conheço pessoas que entendem muito, mas não conseguem transmitir de forma clara. Talvez eu esteja falando em TCP, mas eles só entendam UDP hahahaah. Muito obrigado pela sua dedicação em compartilhar conhecimento. Abraço.

  6. Qual das afirmações abaixo caracteriza os protocolos da camada de transporte?

    Escolha uma:

    a. TCP usa janelamento e sequenciamento para fornecer transferência confiável de dados.

    b. TCP é um protocolo não orientado à conexão. UDP é um protocolo orientado a conexão.

    c. TCP usa números de porta para fornecer transporte confiável de pacotes IP.

    d. UDP usa janelamento e confirmações para transferência confiável de dados.

  7. Olá professor boa noite.
    Tenho um servidor de streaming de filmes e TV. Qual porta de usar para abrir no meu site remoto (remotamente fora da minha rede).
    E como vincular á porta. Porta de entrada é no https exemplo e porta de saída e após um IP exemplo. 192.0.0.9:443. Me diz se isso está correto portas de entrada e portas de saída.

  8. Você é o melhor professor que já vi na vida de informática… cara! Estou maravilhada com essa aula. Aliás um show de aula!

  9. Olá Professor, eu assisti hoje 11/09/2018 e gostei muito, parabéns vc explica muito bem, obrigado. JESUS te ama.

  10. Cara , estava a dias tentando entender isso mais não conseguia … porém após assistir seu vídeo tudo ficou claro !

  11. Olha nós aqui de novo Professor Ramos,bom dia. Cara tou aprendendo muito com suas aulas. Eu quero decorar todos esses IPs rsrsrs pra que a conexão ao meu alvo seja ultra veloz rsrsrs. Sei que não é fácil decorar rsrsrs,mais com insistência chego lá rsrsrs.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *